Instituto Pensar - América do Sul: o grito das ruas

América do Sul: o grito das ruas

Foto: PSB Nacional

Em 2019, a América do Sul vive um clima de instabilidade, resultado de crises políticas, econômicas, sociais. Protestos agitam as ruas das principais cidades. No Brasil, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, milhões de pessoas confrontaram os governos e as forças policiais de seus países.

As manifestações têm em comum a revolta e a coragem dos povos em lutar contra as políticas liberais aplicadas por seus governantes. Cada vez mais a desigualdade se aprofunda.

Durante a Conferência Nacional de Autorreforma do PSB, em novembro deste ano, representantes de partidos socialistas de países da América do Sul relataram a situação vivida em suas regiões e debateram formas democráticas de enfrentar as crises que se apresentam.

A partir de hoje, a cada semana, o PSB e a Coordenação Socialista Latino-americana (CSL) publicarão depoimentos de mulheres socialistas que foram ao Rio de Janeiro para o IV Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PSB.

Confira neste link o relato da vice-presidente do Partido Socialista do Chile e presidente do Instituto Igualdade Karina Delfino Mussa. Ela explica o que causou o estopim dos protestos no país, critica as violações dos direitos humanos cometidas pela polícia e lamenta o momento doloroso vivido pelos chilenos. Karina ressaltou ainda que a situação no Chile não corresponde a uma democracia, mas remonta aos tempos da ditadura de Augusto Pinochet.

Assista ao vídeo

 

Fonte: Blog CSLatinoamericana



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: